COROINHAS
Anilson Domingos Ferreira
Rua Rio de Janeiro, 1651
Data de Nascimento: 26/02
Fones: (69) 9261-7227
Nos primeiros séculos da era cristã a nossa fé não podia ser expressa publicamente por causa da perseguição do Império Romano. Mas no ano de 313 o imperador Constantino tornou-se cristão. Assim todos os que queriam podiam ser cristãos sem problemas ou perseguição. A partir daí surgiram grandes Igrejas, construídas em todos os cantos. As celebrações ficaram diferentes: grandes Igrejas e muitas pessoas. Dessa forma foram surgindo funções diversas e lugares próprios para cada um na Igreja.
Os coroinhas surgiram neste ambiente. Eram chamados meninos do coro, donde vem a palavra Coroinha. Durante o dia eles ficavam em casa com seus pais, mas à tarde, na hora da oração da Igreja, eles iam para o coro recitar a orações e acompanhar o padre nas funções litúrgicas.
Os meninos do coro aproveitavam um pouco do tempo para aprender a ler e escrever com os padres, porque naquele tempo não havia escolas. Quando a missa era rezada em latim, o povo não respondia as orações. Apenas o coroinha é que recitava as respostas. O povo começou a participar mais ativamente nos cantos, nas leituras, nas orações e nas respostas. Todos puderam se aproximar mais do altar. O ministério do coroinha também evoluiu: hoje o coroinha serve o altar, acompanha o celebrante, canta, reza e participa. Importante lembrar. O coroinha não é enfeite. Ele tem uma função importante. Ele desempenha um ministério, um serviço.
Hoje temos também, em muitas comunidades, meninas que são coroinhas. Isso é bom e ajuda a Igreja a crescer, pois todos devem participar.
O que é?
É um ministério (serviço) ligado diretamente ao serviço do altar. Os coroinhas auxiliam o presidente (padre, bispo) da celebração no serviço do altar como carregar a cruz na procissão de entrada, segurar o missal na hora da missa para facilitar nas orações.
Ser coroinha também é uma vocação. Ajuda as crianças e adolescente no exercício ministerial a descobrirem a alegria de servir a Deus. E assim discernirem que seguirão quando adultos.
Temos hoje em nossa comunidade matriz quinze coroinhas atuando. E uma turma de oito crianças se preparando.
0 comentários:
Postar um comentário