sexta-feira, 8 de julho de 2011

Visita ao Assentamento MARANATA

Na manhã de quarta feira, 06 de Junho, eu Pe Adão, Irlei (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Cerejeiras e Pimenteiras), Nélia (Diretora) e Osvaldo (um dos acampados) tivemos reunidos no assentamento Maranata, antiga fazenda Santa Elina, que agora está divida em três grandes fazendas: Maranata, Água Viva e Nossa Senhora Aparecida. O povo se mostrou muito feliz com nossa visita e terminamos com a Celebração Eucarística. Apesar de que a meu ver foi um dia aonde a celebração foi repleta de experiências que foram partilhadas com aquele povo vindo de Corumbiara e Cerejeiras.
Esse nome Santa Elina já é muito presente na memória de nosso povo.  No dia 14 de julho de 1995, centenas de famílias ocuparam uma pequena parte da fazenda Santa Elina no município de Corumbiara (Rondônia), e na madrugada do dia 9 de agosto aconteceu o massacre de Corumbiara. Os camponeses que viveram vinte e cinco dias de esperança da terra prometida, de repente, abismaram-se num inferno dantesco, onde homens foram executados sumariamente, mulheres foram usadas como escudos humanos por policiais e por jagunços; pessoas foram torturados por longas horas e o acampamento foi destruído e incendiado. Na apuração dos fatos, nos processos judiciais e no júri, ficou evidenciado que os camponeses é que pagaram muito caro por terem sonhado com o acesso à terra e por terem ido à luta para concretizar aquele sonho, que, afinal, é o sonho de milhares de sem terra. Ninguém foi responsabilizado pelas torturas que aquelas pessoas sofreram, os órfãos e as viúvas estão desamparadas, existe gente desaparecida até hoje e muitos trabalhadores estão debilitados físicamente e emocionalmente, por sequelas causadas pelos maus tratos recebidos durante a desocupação da fazenda Santa Elina.

Depois de longos anos e promessas da desapropriação da terra, hoje, novamente voltam um grupos de pessoas que sonham em ter seu pedaço de terra. Mais do que justo essa espera, mas o que acontece, é que já fazem muitos anos que aconteceu aquele episódio. O que se percebe ultimamente é um desinteresse por essa causa. Conversando com várias pessoas que estavam no loca, que por sinal, são homens, mulheres, crianças, jovens e crianças que vivem num verdadeiro espírito de comunidade, não são pessoas, que muitas vezes a Televisão, jornais e internet mostram com bandoleiros, pelo contrário são pessoas que querem apenas trabalhar para conseguir o sustento as suas famílias.
Os coordenadores Pelé, Boy e Carlão muito presente, exercendo um diálogo sincero e bem transparente nos deixaram bem a vontade. Acredito que foi uma boa experiência e que merece atenção. Na hora da celebração um fato importante foi o pedido feito pelos membros a mim, Pe Adão, para que ajudasse na regularização da posse da terra. Ficou registrado isso no meu pensamento e coração. Não consigo pensar em outra coisa a não ser nesse povo que se priva de um monte de coisa, principalmente de suas famílias, para terem o direito de adquirir um pedação de chão.
Realmente é de cortar o coração ver em alguns membros que a esperança já esta se acabando, mais motivado pelo trecho do Livro dos Atos dos Apóstolos cf. 12, reanimamos aquele povo a não perder a FÉ e nem a ESPERANÇA, assim, como Pedro que estava preso, mas a comunidade continuava a rezar por ele e foi libertado.
A nosso visita foi recheado por vários momentos que através das fotos poderão se observados. Valeu a pena. E com a graça de Deus voltaremos de novo e quem sabe para dar a grande NOTICIA: FIQUEM A TERRA É DE VOCÊS.

Alguma fotos da visita....



Isso mesmo eu vou comer... muita calma nessa hora.

 Então vamos comer... a mistura é????

Companheiro Pelé e seu amigo muito hospitaleiro
 É companheiro... chegamos... fizemos um viagem interessante.
 Essa mulher que foi responsável pelo almoço diferente... obrigado.

 Então gente é o seguinte: Pão em todas as mesas.. da Páscoa a nova certeza. A terrá virá e o povo cantar Aleluia. Maranata - Vem Senhor Jesus.
 Durante a proclamação do Evangelho... não podemos esquecer que o Reino de Deus é o Pão Partilhado.

Nossa animadora de canto. Irlei... parabens pelo canto. 

Ele queria ficar no meio desse povo... amado por Deus. 

Somos um povo que caminha... e ao mesmo tempo escuta.


 Levanta-te e vai... não tenha medo

 Sim o Reino é para quem se torna crianças.
 Pelé, Preta, Nélia e Sr Pelé.

 A paz é fruto da justiça... temos que construir aqui e agora. Não com a violência.

 Terra mãe é o nosso altar... o sustento que a natureza nos dá.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BÍBLIA CATÓLICA ONLINE

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios