Sabemos da complexidade e dos desafios que o idoso (a) no Brasil vem sofrendo. Graças a nossa saudosa Dra. Zilda esse episódio em relação a pessoa idosa no Brasil vem mudando. Em nossa Paróquia contamos uma boa clientela de idosos. Se faz necessário um olhar caridoso a cada um deles. Desde já agradecemos os trabalhos de todos os lideres, homens e mulheres, de boa vontade que tem se colocado a disposição para fazermos de nossos idosos pessoas de vida e de esperança. PARABÉNS A TODOS OS LÍDERES E OS QUE FORAM CAPACITADOS.
Durante esses dias eles puderam ver alguns temas referente ao serviço do líder:
- Primeira etapa: Introdução dos participantes na Pastoral da Pessoa Idosa (acolhida, espiritualidade (construção da casa), apresentação dos participantes, acordos de convivência/distribuição de tarefas; objetivos, programa e metodologia da capacitação; histórico da Pastoral da Pessoa Idosa; Missão, Mística e Metodologia da Pastoral da Pessoa Idosa.
- Segunda etapa: Perfil e missão do líder comunitário – envelhecimento populacional – perdas e ganhos na velhice – O curso da Vida (espiritualidade; perfil e missão do líder comunitário; o envelhecimento populacional brasileiro; perdas e ganhos na velhice; o curso da vida – valor de casa fase da existência humana.
- Terceira etapa: Visita Domiciliar – caderno do Líder.
- Quarta etapa: Indicadores de acompanhamento: atividade física – nutrição e hidratação – vacinas
- Quinta etapa: indicadores de acompanhamento: quedas – incontinência urinária – dependência – morte
- Sexta etapa: Reunião mensal para avaliação e reflexão – FADI (folha de acompanhamento domiciliar da Pessoa idosa)
- Sétima etapa: estudo do manual do capacitador.
O encontro foi rico em partilha e experiência que favoreceu uma melhor convivência entre os participantes. Agora é só evangelizar.
Pe Adão dos Reis
Paróco
0 comentários:
Postar um comentário