terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL
Patrícia Rocha Sousa
Rua Goiás, 1540
Data de Nascimento: 29/08
Fones: (69) 8119-5155
patriciasouza2007@hotmail.com

O Serviço de Animação da Paróquia Cristo Salvador é a pastoral responsável para continuar a missão evangelizadora de Jesus que chama aqueles que o Pai escolhe e que o Espírito envia para participar da construção do Reino de Deus.
O Serviço de animação vocacional é uma necessidade da igreja, principalmente nos lugares onde há carência de lideranças comunitárias e ministros ordenados. O bom Deus chama, e cabe a nós dar uma resposta.
O Concilio Vaticano II e outros movimentos, trouxeram uma nova compreensão de vocação, começando a ser entendida como, chamado e resposta a um serviço à humanidade.
A Pastoral Vocacional foi assumindo diversos nomes.

PRIMEIRA: é o SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL, entendendo com isso a ação de toda a comunidade em favor das vocações.

SEGUNDA: é a Pastoral vocacional (PV), bastante conhecida, usada para indicar o esforço das Igrejas locais no sentido de que a dimensão vocacional esteja sempre presente em todos os âmbitos da pastoral orgânica das comunidades; O essencial é que existam pessoas que desenvolvam a consciência vocacional, como resposta ao compromisso batismal.

OBJETIVO:

EVANGELIZADORA: anunciar a Boa Nova do Reino e convocar para o mutirão da evangelização;

PROFÉTICA: contribuir para que os cristãos sejam pessoas corajosas, capazes de denunciar aquilo que contraria o projeto de Deus e de anunciar a libertação realizado por Ele.

TOCAR PROFUNDAMENTE: as consciências e fascinar os jovens, despertando um forte desejo de seguir Jesus Cristo.

AJUDAR OS VOCACIONADOS: a cultivar uma mística e uma espiritualidade, entendidas como vida de intimidade com a Trindade.

SER UM LUGAR DE COMUNHÃO E DE PARTICIPAÇÃO: onde as pessoas aprendam a servir, a respeitar a diversidade de dons, carismas e ministérios.

ATIVIDADES:
Na área da oração: Programar missas, horas santas, celebrações da Palavra, adorações, retiros vocacionais; Celebrar o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações. Animar o mês vocacional;

Na área da formação: Formar agentes e comunidade, quanto à necessidade, à natureza e à grandeza das vocações de especial consagração na Igreja, e também da responsabilidade de todos; cursos, catequeses, instruções nas celebrações, festivais de musica, poesia, teatros, tríduos, boletins, programas de radio, visita às escolas, entre outras;

Na área do “chamado direto”: Não esperar que alguém se apresente. O papa manda chamar, e chamar sem medo. “Ide pessoalmente aos jovens e chamai”. Chamar também aqueles jovens que são zelosos, corajosos e sinceros, embora não participantes dos nossos grupos. É o que fez Jesus com Saulo.

Na área da colaboração financeira: As atividades financeiras visam sustentar, a formação dos futuros Padres, Irmãs e a manutenção dos Seminários e Casas de Formação. Os recursos para isso devem vir, primeiramente, pela contribuição espontânea dos cristãos, mas também de atividades que muito dependem da criatividade, como: almoços, bingos, etc..

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BÍBLIA CATÓLICA ONLINE

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios